Teatro do Oprimido 2011

            O Núcleo de Formação de Facilitadores (FOFA), um projeto de extensão do Centro de Artes da UDESC, em conjunto com o Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO) apresentam, nos dias 20 e 21/10, a Mostra de Teatro do Oprimido no CEART. O evento é um dos resultados da integração entre os projetos As Relações entre o Teatro do Oprimido e o Teatro em Comunidades no estágio Supervisionado de Teatro em Comunidades, vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG) e o projeto Teatro do Oprimido como Instrumento para Ação Social e Sindical, que articula organizações dos movimentos sociais. A mostra é gratuita e aberta ao público.

              Na quinta-feira, 20/10, ocorre às 17h no auditório do bloco amarelo do CEART a mesa redonda “Desafios do Teatro do Oprimido”, com a participação de Helen Sarapeck (CTO-Rio), Márcio Pompeo e Izide Fregnani. Já na sexta, 21/10, serão apresentados os espetáculos “Um canto, um conto: sonhos e lutas” (Grupo do Canto) e “AGORA… É A HORA?” (Grupo Encenação). Os dois espetáculos acontecerão no Espaço 1 do bloco de Artes Cênicas do CEART/UDESC. A organizadora do evento e diretora de extensão do Centro de Artes, Marcia Pompeo, comentou acerca das atividades do Núcleo de Formação de Facilitadores. “O Fofa valoriza a diversidade, no apoio ao teatro e comunidade e na sociedade contemporânea. A oportunidade de integração entre diferentes públicos é rara, por isso valorizamos esses encontros de teatro” – diz Marcia.

Espetáculos :

Um canto, um conto: sonhos e lutas
Integra duas histórias que se entrecruzam na solidariedade da amizade entre amigas, um ponto fundamental em que mulheres podem se apoiar no curso da vida. Ambas partem da luta por respeito e direitos no relacionamento do casamento. Uma quer autonomia para ir e vir usando o automóvel da família e sai em busca desse aprendizado, mas é desencorajada; a outra, não vendo saída para a convivência diária com seu marido, decide seguir sozinha, sem antes levar uma ‘lição’pela decisão.

Grupo do Canto

Formado a partir da junção da necessidade da disciplina de Estágio das facilitadoras com a vontade das mulheres daquela comunidade. Inseridas num contexto feminino de grupo, esperávamos que surgisse, a partir delas, uma temática feminina, o que realmente ocorreu, gerando assim nosso processo de histórias de opressão da mulher. São duas histórias que se relacionam no âmbito do cotidiano, numa tentativa de questionar as formas de atuação social, revendo escolhas e procurando alternativas. Nosso grupo tem muito de canto, de dança, de roda e de bruxas, num caldeirão que tem o feminino como ingrediente agregador de capacidades,vontades e sonhos.

Ficha Técnica
Direção e curingagem: Helô Petry e Sônia Velloso
Atrizes: Bela Augusto, Cida Torres, Lavínia Toschi, Mari Fonseca, Rafa Augusto, Zane Amalcaburio
Músico: Déo Lembá

AGORA… É A HORA?
Quando Lu enfim se aposentou, e pensou que era a hora de realizar seus sonhos de viajar, militar com suas amigas na causa do meio ambiente, sua família lembra que a rotina de mãe e do lar continuam, “dessa função uma mulher nunca se aposenta…”

Teatro do Oprimido
Um grupo de teatro do oprimido formado por militantes de sindicatos e movimentos sociais, jovens de todas as idades, alguns há mais tempo que outros, criado em 2009 e com três peças encenadas e algumas performances

Ficha Técnica
Direção e curingagem:
Maria Zelia Moura Silva
Miranda e Paula Blauth da
Cunha
Elenco: Elizabeth Adorno Araujo Coimbra, Babyton Santos da Costa, Dermio Antonio Filippi, Vera Lucia Maiorka Sassi, Ester Bertoncini, Ízide Fregnani, Serli de Morais e Leticia Furtado
Roteiro, Cenografia e Música: produção coletiva do grupo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s