II Seminário Internacional 2013

Sem título

II Seminário Internacional de Teatro na Comunidade; Mostra de Teatro Comunitário e Encontro 2013 do GT da Abrace: Pedagogia das Artes Cênicas


Ver: https://fofateatroudesc.wordpress.com/seminario/submissao-de-trabalhos/

O Evento:

Este evento,  pretende reunir discussão teórica, experimentação prática e mostra de trabalhos,  inclui convidados nacionais e internacionais. Vai acontecer entre os dias 14 e 17/08/2013, no Centro de Artes da UDESC – Florianópolis – Brasil .

1. O Tema do Evento:

Conexões através do Atlântico para o Teatro na Comunidade

Este Seminário tem como objetivo criar oportunidades de trocas entre pesquisadores e praticantes que atuam em contextos  teatrais comunitários na América Latina, na África e na Europa. Sabemos que, de um lado, existe uma articulação entre as práticas teatrais feitas em contextos comunitários Africanos e Europeus e que, de outro, existe uma rede Latino Americana de teatro em comunidade. Entretanto, há um desconhecimento mútuo entre elas. A hipótese que estrutura este seminário é que nestas margens opostas do Atlântico existem práticas ricas e inovadoras, cujos quadros conceituais fazem uso de referências comuns, mas que entre seus praticantes e pesquisadores  tem havido  poucas possibilidades de se estabelecer conexões. Desta forma, desejamos criar oportunidades de diálogo  através do contato com elementos das raízes históricas e dos fundamentos político, estético e educacional do teatro feito em contextos comunitários  nas duas margens do Oceano Atlântico. Nosso objetivo é ampliar nosso conhecimento para juntos identificarmos alternativas para o teatro comunitário no contexto geral do neoliberalismo.

2. Mostra Nacional  de Teatro Comunitário

Além das palestras e mesas redondas, o debate sobre o teatro comunitário vai levar em conta algumas  apresentações de grupos teatrais comunitários do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia e de Santa Catarina. Pretende-se também abrir espaço para experimentação de aspectos dos processos criativos de cada grupo, através de oficinas por eles ministradas. A curadoria ficou por conta de Marina Henriques Coutinho (UNIRIO),  Antonia Pereira Bezerra (UFBA), Ana Flávia Andrade Hamad (UFBA) e Marcia Pompeo Nogueira (UDESC).

3. Encontro do GT da ABRACE: Pedagogia das Artes Cênicas

No último Congresso da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – que aconteceu em Porto Alegre, o GT de Pedagogia das Artes Cênicas deliberou por fazer um encontro fora do Congresso para poder aprofundar sua organização e ampliar seu espaço de troca entre os pesquisadores. Decidiu-se então por fazer este encontro durante este seminário, de forma a  dar oportunidade de ampliação do conhecimento sobre o Teatro na Comunidade, que é uma das facetas deste Grupo de Trabalho.

4. Palestras e Mesas Redondas previstas: (alguns nomes já estão confirmados, mas poderá ainda haver mudanças em função da disponibilidade dos convidados)

Dia 14/08

Conferência:  Teatro Comunitário: afirmação da história enquanto resistência

Rafael Murillo Selva (Honduras) Bolivar Descalso

Christopher Odhiambo (Quênia) Projeto Kamiriitho no Quênia

Moderadora: Juliano Borba (FOFA/CEART/UDESC)

Dia 15/08

Mesa Redonda: A rede  Latino Americana de Teatro em Comunidade: entre  as propostas política, estética e educacional.

Pombas Urbanas (São Paulo)/ Marcelo Palmares

Catalinas Sur (Buenos Aires)/ Adhemar Bianchi; Andréa Salvemini

Vichama (Peru)/ César Escuza

Moderador: Rodrigo Benza Guerra (FOFA/CEART/UDESC)

Dia 16/08

Conferência: Perspectiva política, estética  e educacional do Teatro Comunitário no outro lado do Atlântico

Tim Prentki (UK) e Sharon Muiruri (UK)

Moderador: Marina Henriques (UNIRIO)

Dia 17/08

Mesa Redonda: Redesenhando as margens:  O Teatro comunitário no contexto do neoliberalismo

Sharon Muiruri (UK), Tim Prentki (UK), Christopher Odhiambo (Kenia),  , Adhemar Bianchi (Argentina) , Sergio de Carvalho (Brazil).

Moderador: Marcia Pompeo (FOFA/CEART/UDESC)

A cada dia, além de palestras / mesas-redondas se realizaram oficinas, seminários dialógicose apresentações de espetáculos brasileiros de teatro comunitário.

Mostra de Teatro Comunitário:

Qual é a nossa cara? Da Cia Marginal, Rio de Janeiro.

Grupo de teatro formado por atores-moradores da Maré, onde, há cinco anos, desenvolvem suas atividades em parceria com a  Redes de Desenvolvimento da Maré. Em 2007, o grupo foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE, para a montagem do espetáculo QUAL É A NOSSA CARA?. Este espetáculo teve como ponto de partida uma pesquisa de campo realizada junto a moradores da Maré. A montagem transita entre a composição de personagens baseada nas observações e entrevistas realizadas, passando pela recriação onírica das histórias contadas pelos moradores, por depoimentos pessoais dos próprios atores e inclui cenas em que o grupo retrata a si mesmo, fazendo do espetáculo um jogo onde a ficção estabelece um diálogo contínuo coma  realidade. Direção: Isabel Penoni. Atores: Diogo Vitor, Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Priscilla Andrade, Rodrigo Souza e Wallace Lino. http://ciamarginalmare.blogspot.com.br/

Torquemada 17 Balas “- resgatando memórias da opressão do passado ao presente

O trabalho foi beneficiado pelas “Marcas da Memória” da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em 2012. O trabalho procura relacionar a violência cometida pelo Estado na época da ditadura militar e suas conseqüências na violência da polícia contra a comunidade, especialmente para os jovens das periferias. O estudo utilizou uma cena da obra de Augusto Boal Torquemada e criou o resto do drama através da recolha de histórias reais. O público é convidado a participar nos trabalhos sugerindo ideias e soluções para os problemas apresentados. O grupo de trabalho desenvolvido com o apoio de membros do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo. O diretor do grupo é Kelli GTO da Garoa di Bertolli, Teatro do Oprimido curinga que trabalhou por 10 anos com Augusto Boal e equipamentos do Centro de Teatro do Oprimido – CTO (http://gtodagaroa.wordpress.com/).

“De quem é esta terra?”

“De quem é essa Terra?” – É um espetáculo musical e teatral que conta um pouco da história da nossa cidade de Florianópolis, desde o tempo dos indígenas,  passando pela colonização açoriana, e chegando aos dias atuais. A peça traz reflexões sobre a propriedade da terra e as relações de poder entre seus moradores.  O Grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa é composto por pais, mães, professores e alunos da Escola D. M. João Francisco Garcez e do Núcleo de Educação Infantil do Canto da Lagoa, e outros moradores da localidade.

Também vai ser incluído um grupo da Bahia, que ainda não está confirmado.

6. Seções de comunicação

Está previsto um espaço para apresentação de comunicações. Os interessados deverão enviar um resumo que vai ser avaliado pela Comissão Científica do evento, da qual fazem parte: Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Vilma Campos dos Santos Leite (UFU), Marcos Aurélio Bulhões Martins (USP), Narciso Larangeira Telles da Silva (UFU), Antonia Pereira Bezerra (UFBA),Jose Mauro Barbosa Ribeiro (UNB), Ana Flávia Andrade Hamad (UFBA), Juliano Borba (UDESC), Wellington Menegaz de Paula (UDESC) Rodrigo Benza Guerra (FOFA/UDESC).

7. Publicação

As palestras ministradas e comunicações selecionadas serão parte de uma publicação pós Seminário.

Promoção:

FOFA – Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade do

CEART – UDESC – Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina

PPGT – Programa de Pós Graduação em Teatro do CEART – UDESC

MEC – Ministério da Educação

Coordenação:

Marcia Pompeo Nogueira

Marina Henriques Coutinho

Tim Prentki

3 pensamentos sobre “II Seminário Internacional 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s